O Botafogo-SP assegurou sua presença na primeira fase da Copa do Brasil de 2024, marcando sua terceira participação consecutiva no torneio. A confirmação da vaga ocorreu após o empate entre Cuiabá e São Paulo na 35ª rodada da Série A do Brasileirão, que garantiu ao RB Bragantino uma posição entre os sete primeiros da primeira divisão, abrindo espaço para o Tricolor de Ribeirão Preto se qualificar através do Campeonato Paulista.
Para o Botafogo-SP conquistar a vaga, era necessário que outros três clubes paulistas se classificassem diretamente para a terceira fase da Copa do Brasil, seja por participação na Libertadores ou pelo desempenho na Série A. Com a conquista do São Paulo na Copa do Brasil de 2023 e as classificações de Palmeiras e Bragantino via Brasileirão, o Pantera tornou-se uma das cinco equipes garantidas para o torneio nacional através do Paulistão, ocupando a oitava posição no estadual deste ano.
Esta será a sexta participação na história do Botafogo-SP na Copa do Brasil, sendo a terceira consecutiva. Após eliminações em 1999 e 2000, o clube fez história em 2023 ao alcançar a terceira fase, sendo superado pelo Santos. No total, a participação na última edição rendeu ao time uma receita de R$4,75 milhões.
Outros times paulistas, como Corinthians, Água Santa, Ituano, São Bernardo e Portuguesa Santista, também garantiram suas vagas na Copa do Brasil de 2024, seguindo o novo formato da competição. A CBF divulgou que a próxima edição do torneio terá início em 21 de fevereiro, conforme o calendário oficial.