A próxima semana será decisiva para o elenco feminino do Juventude. Neste domingo (21), às 15h, as Gurias Jaconeras enfrentam o Pinda, fora de casa, pelo primeiro confronto das quartas de final do Brasileirão Feminino Série A3. Em bom momento e com 100% de aproveitamento na competição, a equipe pode garantir, além da classificação, uma vaga na próxima divisão nacional – uma vez que os quatro melhores colocados garantem o acesso.
Na atual edição do Brasileirão Feminino A3, 32 equipes – dentre elas diversos clubes tradicionais do futebol brasileiro – estiveram presentes na competição. Vasco, Náutico e Criciúma já foram eliminados, enquanto Juventude e Remo permanecem vivos na disputa. Com formato mata-mata e confrontos de ida e volta desde o início, o torneio garante aos quatro semifinalistas uma vaga na segunda divisão nacional no ano seguinte.
Até o momento, o Juventude possui 100% de aproveitamento na competição. Na primeira fase, o Jaconero já havia eliminado o Criciúma ao vencer os confrontos de ida e volta. Já nas oitavas de final, o clube garantiu classificação após duas vitórias sobre o Toledo. Entre as equipes que permanecem na competição, apenas o clube gaúcho e o Mixto-MT venceram todas as partidas que disputaram.
Caso mantenham a boa fase e superem a equipe do Pinda, as Esmeraldas dão mais um passo na busca pelo título nacional e se aproximam ainda mais da elite do futebol feminino nacional. Uberlândia e Mixto-MT, Remo e Recanto e VF4-PB e Doce Mel são os outros confrontos da fase de quartas de final do Brasileirão Feminino A3. A partir desses enfrentamentos saem os possíveis adversários do Juventude em uma eventual classificação à semifinal.
Para o ano de 2023, a diretoria do clube gaúcho concentra esforços na valorização da equipe feminina e no desenvolvimento da modalidade, que continua a crescer no país. Após o título do Interior no Gauchão Feminino, o Jaconero conseguiu manter a base de seu elenco, que foi reforçado por contratações pontuais. Além disso, manteve a comissão técnica, comandada pelo técnico Luciano Brandalise
“Com o crescimento do futebol feminino no Brasil, os clubes que percebem a necessidade de valorizar a modalidade, inevitavelmente, saem na frente dos demais. O Juventude teve essa sensibilidade e implementou medidas efetivas voltadas para o departamento feminino. A chance de acesso apenas premia um esforço diário. Nossa missão é transformar o elenco feminino em referência e, dessa forma, chegar à elite da modalidade no país”, diz Renata Armigliato, coordenadora do departamento de futebol feminino do Juventude.
A partida de volta entre Juventude e Pinda acontece no sábado (27), às 15h, no Estádio Alfredo Jaconi, casa do clube gaúcho.
Nesta temporada, além do Brasileiro Feminino A3, o elenco feminino do Verdão disputa a categoria sub-20 da competição nacional e do Campeonato Gaúcho.