A busca por ingressos para a final da Copa do Brasil já começou. Com cerca de 103 mil torcedores, o Flamengo já vive grande procura e, 12 dias antes do jogo no Maracanã, foram vendidos mais de 46 mil ingressos, de um total de 56,4 mil – excluindo camarotes. Em contrapartida, o São Paulo abriu as vendas do duelo do Morumbi nesta quinta-feira (7), às 10h, para os integrantes do plano “Diamante”, que tem maior prioridade na compra de ingressos.
Graças à grande atratividade da final tricolor, já houve um aumento na assinatura do plano principal em mais de seis mil nos últimos dias. Apesar dos mais de 60 mil sócios do clube – um número que cresceu mais de 20 mil nos últimos dois meses – a regra de prioridade do calendário permite que apenas 8.700 sócios dêem tudo de si para o jogo final. até 44 mil ingressos vendidos pelo clube.
Em meio à atração de grandes jogos como a final do torneio nacional, é comum que milhares de usuários acessem simultaneamente as plataformas de vendas para garantir ingressos. Porém, Cristiano Maschio, CEO da Qesh IP, empresa coretech que oferece soluções tecnológicas para operações financeiras, alerta que esse cenário por si só pode interferir nos mecanismos de segurança dos portais de vendas: “Além de sobrecarregar os servidores, pode indicar a ocorrência de DDoS ataques, uma categoria de ataques cibernéticos cujo objetivo é desativar o serviço online, sobrecarregando os sistemas do serviço com tráfego excessivo.”
Neste sentido, o Diretor-Geral salienta que é importante que os portais estejam suficientemente preparados para que o seu desempenho e mecanismos de segurança não sejam afetados. É por isso que afirma ser essencial “ter infraestruturas sólidas e sistemas de segurança que se adaptem às mudanças na procura”.
Na final, tanto Flamengo quanto São Paulo esperam manter suas arrecadações milionárias, tendo faturado valores em torno de 8,8 milhões e 8,5 milhões respectivamente na fase anterior. Para a primeira etapa, o rubronegro informou que os ingressos são vendidos a preços entre R$ 400,00 e R$ 4,5 mil. O mais barato, por exemplo, é 42,8% maior que o da final do ano passado, contra o Corinthians. Para torcedores paulistas, os preços são R$ 700,00. A equipe da Gávea alertou ainda que o pagamento deverá ser feito exclusivamente por meio de pix para este jogo.
No que diz respeito às tecnologias das plataformas de bilhética, Cristiano Maschio destaca ainda as principais medidas a tomar para garantir uma transação segura aos adeptos:
“As entidades responsáveis pela venda de bilhetes devem integrar um conjunto abrangente de medidas de segurança. Estas incluem sistemas de prevenção de fraude, monitorização contínua de atividades incomuns e mecanismos robustos de combate a ataques DDoS. adotar padrões de segurança reconhecidos globalmente e realizar avaliações de segurança regularmente.’
Para a segunda etapa, os preços divulgados por São Paulo variam entre R$ 100 pela metade do preço na barraca amarela e R$ 150 na laranja e R$ 2 mil nas caixas. O Tricolor informa em seu site que pagamentos online podem ser feitos com cartão de crédito Visa, Mastercard, Elo7. Pix também é uma opção.
Ao pensar nos formatos mais seguros para comprar ingressos online, Cristiano também avalia as tecnologias que podem ser utilizadas para garantir a segurança:
“Para adquirir ingressos online com segurança, é fundamental utilizar plataformas que utilizem protocolos de segurança avançados, como aqueles que contam com tecnologias SSL e TLS, que garantem a criptografia dos dados no trânsito entre o consumidor e o portal. Também é essencial escolher métodos de pagamento amplamente reconhecidos e confiáveis – incluindo, entre outros, cartões de crédito, cartões de débito, transferências bancárias e plataformas digitais verificadas. Também é recomendado implementar a autenticação de dois fatores (2FA), uma camada adicional de segurança que pode ser ativada em contas online para fornecer um nível adicional de proteção.”