A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) definiu o regulamento do Campeonato A1 Sub-17 com um novo formato de disputa. Os grupos serão divididos em duas chaves, cada uma com oito times: Grupo 1 – Juventude, Grêmio, São Luiz, Panambi, Passo Fundo, Marau, Aimoré e Cruzeiro; Grupo 2 – Internacional, Progresso, Nova Prata, Apafut, Caxias, Gramadense, Novo Hamburgo e Sulbrasil.
Na primeira fase, as equipes jogarão em turno único com os times do próprio grupo. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final, com confrontos em ida e volta. A competição começará em 1º de abril e contará com o ranking da FGF como instrumento de categorização das séries A1 e A2.
No ranking elaborado pela FGF, o Internacional está em primeiro lugar com mais de 4 mil pontos, seguido pelo Juventude com 3.775 pontos. Ypiranga, Grêmio e São José completam o top 5.
Os clubes valorizam a competição como forma de manter os atletas competindo durante o ano, além de promover o desenvolvimento dos jogadores. A valorização das categorias de base é essencial para desenvolver um trabalho de qualidade e com resultados esportivos positivos.
Os clubes que oferecem boas condições para o desenvolvimento dos atletas são contemplados com o Certificado de Clube Formador pela CBF, o que proporciona segurança ao clube e chancela nas questões de captação, desenvolvimento do atleta e negócios para a agremiação.