Na Copa do Mundo do ano de 2022, a seleção vai a Campo mais uma vez em busca de mais um título mundial, o inédito hexa, nenhuma outra seleção do mundo tem três mundiais. Para a maioria dos brasileiros a Copa do Mundo é um momento sagrado de união, reunindo a família para assistir e acompanhar os jogos cercado das pessoas que amamos.
A forma como o brasileiro médio ver a Copa do Mundo é muito diferente de qualquer outro país, afinal de contas apenas o Brasil carrega o título de país do futebol e possui 5 estrelas acima do seu escudo O brasileiro está acostumado a com uma grande frequência conquistar o mundial, afinal de contas desde a década de 60 somos a seleção que mais possui títulos mundiais, sendo o primeiro tri o primeiro tetro e o único penta.
Enquanto a maioria das seleções vai a campo com o objetivo de gostar do momento único, para o Brasil ganhar é obrigação, quando na verdade um torneio desse não possui amplo favorito e zebras sempre acontecem. No ano de 2022 o Brasil tem a chance de pôr um fim na seca de mundiais, mas caso falhe neste processo, imediatamente será visto como um vexame, afinal de contas o país apaixonado por futebol deseja saber compreender até mesmo a preparação dos atletas para copa.
Não é à toa que existe tanta cobrança sobre o astro da camisa 10 Neymar Jr, que está indo para sua terceira copa do mundo e como sempre é muito por conta de sua preparação sendo muitas vezes considerado um jogador desleixado. Vencendo ou perdendo, com toda certeza essa Copa será mais uma que entrará para a história, não só por conta do que acontece nas quatro linhas, mas por toda a atmosfera dos jogos e país sede que já é completamente fora do padrão.
Por isso entenda quais serão os desafios da Copa do Mundo e como já está sendo a preparação dos atletas que vão nos representar no Mundial de seleções.
Mundial do Qatar
A preparação deste ano deverá ser muito mais intensa do que de todas as outras Copas do Mundo, um exemplo muito claro disso já pode ser visto no recomeço da temporada, no qual todos os astros que representarão as seleções como Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar Jr e Vini Jr retornaram para os clubes semanas antes da data marcada. Ou seja, eles renunciaram a uma parcela considerável de suas férias para iniciar a preparação para os jogos do final.
E a Justamente esse o outro Grande Desafio desta copa do mundo, desde seu início na década de 30 há quase 100 anos a copa do mundo é sempre disputada entre os meses de junho e julho. Porém, por ser sediada no Qatar, um país localizado no Oriente Médio majoritariamente desértico e com temperaturas extremamente altas, a Copa precisou ser transferida para o inverno do hemisfério norte, ou seja, no mês de novembro e dezembro.
Fazendo assim com que todo o cronograma dos jogadores precise ser repensado e suas preparações sejam muito mais desafiadoras, uma vez que toda a temporada e disposição dos jogos precisou ser redesenhada para acomodar os jogos em uma data diferente do tradicional.
A preparação já começou
Há poucas semanas duas declarações de técnicos de seleções favoritas ao título repercutiram no mundo, o técnico do atual campeão do mundo França, Didier Deschamps, afirmou que só vai selecionar jogadores que estiverem em nível de aptidão física. Assim como o Tite técnico da seleção brasileira, também afirmou categoricamente que esta copa do mundo será composta pelos jogadores bem fisicamente, uma vez que não há a possibilidade de treinar o time ou então realizar preparações mais elaboradas.
Nem mesmo o uso de suplementações complexas, com o uso de ubiquinol, será o suficiente para garantir jogadores na copa, somente a sua aptidão física.
Preparação dos atletas individualmente
De antemão já é necessário avisar a preparação para a copa do mundo e a concentração dos atletas deve durar cerca de sete dias por conta das alterações nas datas. Nas copas do mundo anteriores, é comum que os jogadores se concentram cerca de 3 a 4 semanas antes do início dos jogos, dá um tempo para realizar toda a preparação física, realizar um bom descanso e até mesmo jogar amistosos.
Porém, na copa de 22 apenas 7 dias separa o fim dos jogos nas competições do país e a estreia no mundial, sendo assim todo cuidado será pouco.