As equipes de La Liga já conheceram os seus adversários na Uefa Champions League. Todos os quatro clubes espanhóis enfrentarão equipes difíceis na Liga dos Campeões 2022/23, mas têm recordes impressionantes nesta competição.
Real Madrid, FC Barcelona, Atlético de Madrid e Sevilla FC são os times espanhóis que participarão da Liga dos Campeões 2022/23 e agora sabem quem são seus adversários para a fase de grupos. O sorteio ocorreu na cidade turca de Istambul e esta é a composição dos grupos:
Grupo A: Ajax, Liverpool, Napoli, Rangers
Grupo B: Bayer Leverkusen, Club Brugge, Atl. Madrid e FC Porto
Grupo C: Bayern de Munique, FC Barcelona, Inter, Viktoria Plzen
Grupo D: Eintracht, Tottenham, Sporting CP, Marselha
Grupo E: AC Milan, Chelsea, Salzburgo, Dínamo Zagreb
Grupo F: Celtic. Donetsk, Real e Leipzig
Grupo G: Copenhague, B. Dortmund, City e Sevilla
Grupo H: PSG, Juventus, Benfica, Maccabi Haifa
Os clubes de LaLiga Santander têm jogos difíceis pela frente, mas eles vão chegar com confiança dado o impressionante histórico de clubes espanhóis em competições da UEFA. No total, os times de LaLiga Santander levantaram 34 dos 67 principais troféus da UEFA do século 21, o que significa que eles ganharam mais do que todas as outras ligas juntas.
Das 22 finais da Liga dos Campeões disputadas neste século, houve 10 sucessos espanhóis, enquanto 11 das últimas 22 finais da Liga Europa ou da UEFA Cup também foram vencidas por equipes da Espanha. Isso significa que 16 das 22 Supercopas da UEFA realizadas neste século contaram com pelo menos um time espanhol, com 13 vitórias.
A Supercopa da UEFA deste mês, vencida pelo Real Madrid, foi o 67º grande troféu da UEFA conquistado no século XXI, após 21 edições anteriores da Supercopa da UEFA, 22 campanhas completadas da Liga dos Campeões, 22 finais da Liga Europa ou da UEFA e uma edição da Liga Europa.
Desses 67 grandes títulos da UEFA, os clubes de LaLiga Santander ganharam 34 deles, enquanto a próxima liga mais próxima é a Premier League com 21 troféus europeus a menos neste período, já que os times ingleses conquistaram 13 neste século.
Em seguida, seis foram vencidos por clubes italianos, seis por clubes alemães, três por clubes portugueses, três por clubes russos, um por clubes ucranianos e um por clubes holandeses.
Os 34 triunfos espanhóis no continente foram alcançados por seis instituições diferentes. O Real Madrid tem o maior número com 11, seguido pelo FC Barcelona com sete, Sevilla FC com sete, Atlético de Madrid com seis, Valencia CF com dois e Villarreal CF com um.
Outros três clubes espanhóis chegaram às finais da UEFA neste período também, como Deportivo Alavés, RCD Espanyol e Athletic Club.
Este século de competição da UEFA realmente tem sido dominado pelo futebol espanhol. Agora, Real Madrid, FC Barcelona, Atlético de Madrid e Sevilla FC embarcarão em mais aventuras europeias na Liga dos Campeões 2022/23.