A Liga dos Campeões está de volta para a sua 32ª edição e pela primeira vez em 21 anos não conta com Cristiano Ronaldo ou Messi, jogadores que dominaram o futebol europeu durante décadas e estabeleceram novos recordes que dificilmente serão quebrados.
Porém, as ausências de CR7 e Messi, agora no Al-Nassr e no Inter Miami respectivamente, abrem opções para jogadores que permanecem na Europa. Portanto, Robert Lewandowski é agora o maior goleador ativo da Liga dos Campeões, com 92 gols até o momento. Thomas Müller está em segundo lugar (na classificação geral, se levarmos em conta os atletas que não atuam mais no campeonato, o jogador é o sétimo) com 53 gols.
Análise do Sambafoot (responsável pelo prêmio Samba Ouro, que este ano chega à sua 16ª edição com indicados como Vinicius Jr., Casemiro, Joelinton, Tamires, Marta, Endrick e Vitor Roque) mostra quantos gols faltam para os artilheiros. ainda ativo no futebol europeu para bater o recorde de CR7.
Lewandowski precisa de marcar 48 golos para alcançar Cristiano Ronaldo, enquanto Müller está 78 atrás do português. Quanto a Salah, o terceiro maior goleador da liga no futebol europeu, ele está a 96 gols de igualar o recorde de CR7 – o jogador infelizmente não aumentará sua contagem nesta edição, já que o Liverpool não conseguiu se classificar.
Eles são seguidos por Mbappé e Haaland, que marcaram 41 e 35 gols até o momento. Embora ainda estejam longe da marca de Cristiano Ronaldo, ambos são jovens, com menos de 25 anos, e já levam vantagem sobre vários jogadores mais experientes como Griezmann, Di María e Morata.
Mbappé tem até ao momento médias de 0,65 golos por jogo e 5,1 golos por temporada (esta é a 8ª edição do campeonato em que o francês participa). Mantendo este ritmo, Mbappé precisaria de mais 19,5 anos para alcançar Cristiano Ronaldo. O francês marcou 8 gols em sua melhor temporada – se conseguir se recuperar e manter esse desempenho, seriam necessárias 12,4 temporadas.
Haaland, que tem seis temporadas na Liga dos Campeões, tem uma média atual de 1,09 gols por jogo e 7 gols por temporada, segundo análise do Sambafoot. Manter essa média levaria mais 15 anos para um jogador atingir os 140 gols de CR7, dando a Haaland um total de 20 temporadas, uma a menos do que Cristiano Ronaldo precisava para estabelecer seu recorde. Porém, se o norueguês conseguir manter o mesmo desempenho da temporada passada (12 gols), levaria apenas 8,75 anos para atingir 140 gols (um total de 14 temporadas, cinco a menos que CR7).