gamer

Jogadoras reforçam movimento sobre a falta de representatividade no universo gamer

A seleção feminina de futebol desembarcou em solo brasileiro com mais uma medalha de ouro e, no momento da chegada ao aeroporto, deu início ao movimento #BOTAELASNOJOGO. Afinal, você já tentou montar seu time de futebol feminino ideal em um videogame? Alguns dos nomes mais importantes do nosso futebol feminino ainda não estão presentes por lá, pode procurar e não vai achar. É impossível encontrar no esporte alguma atleta feminina que tenha ajudado a tornar nosso país famoso, pois os avatares disponíveis são formados por nomes e rostos. Ao contrário do universo masculino, que tem muitos jogadores com nomes e rostos reais.

Para levantar a bandeira da representação do futebol feminino, as jogadoras lançaram no dia 29 de julho a campanha #BotaElasnoJogo e trocaram de nome nas redes sociais e nas camisetas, como em um videogame, reforçando a importância de ter jogadoras reais no jogo. Afinal, a falta de representação nesse universo leva a uma falta de visibilidade da forma.

“Não é loucura pensar que não há jogadoras brasileiras presentes nos jogos de futebol? Os nomes e rostos do jogo são fictícios e não representam jogadores reais. Isso está diretamente relacionado à falta de visibilidade do futebol feminino. Com a campanha #BotaElasnoJogo, queremos dar à nossa modelo o destaque que ela merece”, explicou a jogadora Tamires. Infelizmente o futebol feminino ainda não atingiu o nível de reconhecimento que realmente merece. Reconhecer que tudo o que existe são rostos e nomes fictícios, reforça a importância de levantar a bandeira do futebol feminino para receber a resposta que ele merece. A amostra dessas grandes atletas precisa ocorrer também fora dos campos.

Além de trocar de nome nas redes sociais, os jogadores também postaram imagens segurando camisetas renomeadas, fazendo alusão aos nomes de seus avatares no videogame. Desde agora, o que as meninas mais desejam é terem a oportunidade de mostrarem como o futebol feminino pode ser tão vistoso.