A FIFA divulgou nesta sexta-feira (22 de fevereiro) a lista dos onze jogadores indicados ao prêmio Puskás de gol mais bonito da temporada. Entre eles, o meia Guilherme Madruga, do Botaofogo-SP, foi selecionado para a premiação aos 22 anos. Os três finalistas e o vencedor serão selecionados em votação online que acontece no portal oficial da entidade.
Madruga foi apontado como possível candidato ao título ao marcar um gol de fora da área na vitória por 1 a 0 sobre o Novorizontin, no dia 27 de junho, partida válida pela 14ª rodada do Brasileirão Série B. Na ocasião, o jogador foi na bola após a defesa adversária limpar a jogada e acertar um chute de bicicleta no canto do goleiro adversário.
A oferta instantaneamente virou trending topic no Twitter, ganhou manchetes nos principais veículos de notícias, recebeu cobertura de veículos esportivos de todo o mundo e virou motivo de campanha pelo prêmio. A hashtag #MadrugaPuskas foi criada por brasileiros em homenagem ao atleta.
“Estou muito feliz por disputar o Prêmio Puskás, um dos mais importantes do futebol mundial. É uma sensação indescritível. O objetivo está fresco em minha mente porque vejo quantas pessoas comentam sobre ele diversas vezes. Fiquei muito feliz com o progresso e foi um grande gol. Peço aos torcedores do Botafogo e de todo o Brasil que votem no meu gol para que o prêmio volte ao nosso país”, comemora o meio-campista.
Dois brasileiros já venceram Puskás na história: Neymar em 2011 com um gol na partida entre Santos e Flamengo; e Wendell Lira, em 2015, quando marcou de voleio pelo Goianésia Esporte Clube.
“Estamos muito orgulhosos dessa indicação. O Guilherme é um jovem que vem melhorando muito ao longo da temporada, sempre disposto e comprometido com o melhor resultado para o time e sem dúvida foi um gol lindo, ele merece esse prêmio. Além disso, estamos entusiasmados com a visibilidade global que isso nos proporciona. Do ponto de vista comercial, esse destaque é importante para elevar o perfil dos patrocinadores e da marca do clube”, comenta Adalberto Baptista, dirigente da SAF do clube.
O dirigente, que também tem experiência no São Paulo, ingressou no clube em 2018, onde passou a administrá-lo por meio da Trexx Holding. No ano seguinte, em 2019, foi inaugurada a Nicnet Eurobike Arena, um espaço polivalente do Estádio de Santa Cruz capaz de acolher eventos musicais e diversos equipamentos comerciais.
Só com a realização de shows, o clube já faturou cerca de R$ 3 milhões em 2022 e deve crescer 60% este ano para atingir receitas superiores a R$ 5 milhões. Além disso, o Pantera já conseguiu outros ganhos, como o aumento de 350% nos planos de associados e apoiadores, que também dão direito a participação no show, tornando-o o maior número de integrantes entre os grupos do interior de São Paulo.