A Copa do Mundo está aí e não tem para onde correr. Mesmo que seja realizada no Catar, o que gerou muitas críticas, a competição vai rolar e com ela já começa a se criar o velho clima de Copa do Mundo. E com esse clima chegando, nada melhor do que acompanhar alguns conteúdos sobre futebol, não é mesmo? Entre esses conteúdos, se encontram os animais com temas futebolísticos, uma abordagem que veio se popularizando no Japão com o tempo.
Os Animes de esporte vêm se popularizando no Japão, com alguns títulos que vem conquistando o mundo aos poucos. E dentro dessa categoria, se encontram os Animes sobre futebol.
Para entrar de vez no clima da Copa do Mundo, decidimos listar 6 animes sobre futebol que julgamos os melhores. Usamos alguns critérios, entre eles a popularidade e as avaliações positivas. Confira essa seleta lista de animes dublados:
Aoashi
Aoi Ashito é um jovem aspirante a jogador de futebol de uma pequena cidade rural japonesa. Suas esperanças de entrar no ensino médio com um bom clube de futebol foram frustradas quando ele sofreu um acidente em um dos principais jogos do time que resultou em sua derrota e eliminação em seu último jogo no ensino fundamental.
No entanto, ele chamou a atenção de uma pessoa importante que vinha de Tóquio. O que vai acontecer com Ashito? Você vai descobrindo no decorrer da série.
Aoashi é uma animação dirigida por Akira Sato com o Masahiro Yokotani, que também dirigiu o Anime Free!
Os dubladores principais são Yuki Osuzu, Kobayashi Konhiro, Kawase Maki, Kato Tori, Horie Jun, Eoki Junya, Tachibana Tatsumaru, Yamashita Seiichiro, Kumagai Kentaro, Yadai Taku.
Captain Tsubasa
Captain Tsubasa é um verdadeiro clássico e provavelmente o maior anime de futebol da história. Esse anime conta a emocionante história de um jovem estudante que vive, respira e sonha com futebol.
Aos 11 anos de idade, Tsubasa Okong joga desde criança e, embora o esporte fosse apenas um hobby de amigos, o futebol logo se tornou a sua grande obsessão.
Para dar seguimento ao seu sonho, ele e sua mãe se mudaram para Nansheng City, conhecida por ter um excelente time de base. Mas enquanto Tsubasa é o destaque em sua cidade natal, a competição nesta nova cidade é muito mais intensa, e ele terá que usar todo o seu talento e habilidade para se destacar.
O clássico Capitão Tsubasa, conhecido como Super Campeões no Brasil, é dirigido por Fufub O (Gunnm, Suzuka) e escrito por Yasushi Hirano (City Hunter, Dragon Ball).
Vale lembrar que a história do Capitão Winglet continuou em The New Captain Winglet (1989), Captain Winglet (1994) e Captain Winglet: The Road to 2002 (2001). Ao longo dos anos, a série também recebeu várias histórias paralelas no formato filme/OVA, com um remake de 2018.
Inazuma Onze
Outro grande clássico entre os animes de futebol, Inazuma Onze se popularizou muito no Brasil e junto com Captain Tsubasa é um dos maiores do mundo no segmento.
A história desse anime se passa em uma perspectiva escolar, onde jovens atletas passam por algumas aventuras envolvendo o esporte.
Enquanto outras escolas no Japão competem pelo título de melhor time de futebol do país, o clube de futebol da escola Kaminarimon chamado Inazuma Eleven está lutando para não ser dissolvido.
Mamoru Endo, neto do goleiro e capitão da primeira geração do Inazuma Eleven, aceitou o desafio de trazer o clube de volta ao seu estado original. Para isso, ele precisa de um pouco de ajuda e um pouco de sorte, e encontra Shuya Goenji, um adolescente talentoso que desistiu do futebol.
Mamoru está determinado a fazer o que for preciso para convencer Shuuya e os outros recrutas a se juntarem à sua equipe.
Conhecido como Super 11 no Brasil, Inazuma Eleven é dirigido por Korin Akiyama (Bubble Gum Crisis, Bastard!! Ankoku no Hakaishin) e escrito por Atsushi Tomioka (The Prince of Tennis, Mix: Meisei Story).
Blue Lock
A eliminação do Japão da Copa do Mundo de 2018 levou a JFA a iniciar um programa focado em convidar estudantes a se juntarem a jogadores selecionados para treinar e se preparar para a Copa do Mundo de 2022.
Yoichi Isagi, atacante de sua equipe escolar, recebeu um convite para o show logo depois que seu time perdeu a final do Campeonato Saitama e perdeu o campeonato nacional.
O Anime inteiro é baseado nas aventuras do Yoichi e seu talento no futebol, fazendo um paralelo entre realidade e animação.
A série, que ganhou o 45º Kodansha Manga Award, anunciou um spin-off e continua sendo um dos mangás mais vendidos no Japão. Vale muito a pena conferir esse anime.
DAYS
Dois meninos se encontram por acaso em uma noite chuvosa. Um deles, Tsukuda Tsukuda, não possui nenhuma habilidade ou traço que o diferencie, mas esconde um coração apaixonado.
O outro, Ren Kazama, é um gênio do futebol solitário. Quando esses dois garotos que não têm nada em comum se encontram, os ventos da mudança começam a soprar no futebol do ensino médio. É aí que a trajetória de DAYS começa a ficar interessante
Esta história é emocionante, onde mostra que o vínculo inabalável entre eles os levará a verdadeiros milagres dentro do esporte.
O anime já acabou, mas vale muito a pena conferir. DAYS ainda recebeu duas adaptações OVA: dois volumes 21 e 22 com mangá acompanhante e uma sequência de três episódios intitulada “Days: Touin Gakuen-sen!”, tudo isso após o seu fim, evidenciando o sucesso da série.
Giant Killing
Giant Killing conta a história de um time de futebol japonês que está há muito tempo em uma série de derrotas na liga profissional japonesa. Para quebrar a maldição, eles decidiram contratar o famoso Takeshi Takumi como seu treinador.
O anime é dirigido por Kou Yuu e escrito por Kawase Toshifumi. O design dos personagens foi feito por Tetsuya Kumagai (Skip Beat!, Log Horizon), e a trilha sonora foi composta por Hideharu Mori (Ranma 1/2, Yawara!).
Os principais dubladores são Tomowa, Mutochu, Oka Hiroe, Kawashima Tokuyoshi, Miyauchi Atsushi, Fukatsu Chiyoshi, Nakagawa Keiichi, Ito Kentaro, Ono Daisuke e Fish King.
Embora o anime Giant Slaying seja ignorado por muitos, o mangá ainda é relativamente popular no Japão. Não é à toa que foi serializado desde 2007 e ainda está sendo serializado, com um total de 60 volumes lançados até agora. Vale a pena acompanhar.
Bônus: Hunter x Hunter
Já que estamos falando de animes, recomendamos que você assista também Hunter x Hunter, baseado em uma série de mangá escrita e ilustrada por Yoshihiro Togashi. Não é sobre futebol, mas é muito bom.